Existem alguns itens que expressam de maneira única a tradição e a qualidade dos produtos da cozinha italiana. Um deles é a mozzarella de búfala. Muito usada tanto pelos chefs quanto por famílias típicas, a mozzarella é vista como um verdadeiro coringa, adaptando-se a diferentes pratos e ocasiões.

É mozzarella ou fiore di latte?

Cabe aqui um importante parêntese: na Itália, diferentemente do Brasil, só pode receber o nome de “mozzarella” o queijo 100% produzido com leite de búfala. Queijos feitos com leite de vaca são denominados fiore di latte. E os italianos são muito exigentes com esse laticínio: a verdadeira mozzarella de búfala nunca é viscosa ou pegajosa, pois é produzida com o mais puro leite de búfala integral. Todavia, existem diferenças regionais.


Cada região, um sabor.

Na região da Campânia, o paladar dos italianos reconhece se um queijo foi produzido com o leite de fazendas localizadas na região de Nápoles. As mozzarellas do sul são mais salgadas, com a pele um pouco mais grossa e cor de porcelana branca, cozida. As do norte são quase doces, suaves, amanteigadas, leite branco e de pele fina.

A mozzarella do sul não deve, de maneira alguma, ser temperada com sal ou com qualquer outra coisa: até o azeite de oliva extravirgem deve ficar "quietinho" na prateleira. A própria natureza do queijo é o seu maior atrativo, e para isso nada como pegá-lo com as próprias mãos, sentir o aroma e levá-lo à boca com toda a tranquilidade do mundo, sem pressa.

Já a mozzarella do norte é flexível e mais versátil. Para você ter uma ideia de sua importância, ela é protegida pela legislação europeia sob o símbolo D.O.P. (Denominazione di Origine Protetta ou Denominação de Origem Protegida). Um prato que ela abrilhanta é a famosa salada caprese, que torna qualquer refeição inesquecível quando o tomate, a mozzarella e o manjericão são de qualidade.


O país pode mudar, mas a tradição continua.

No Brasil, toda a tradição e a atenção da produção italiana são preservadas com todo o cuidado pela Levitare. Produzimos laticínios com o mais puro leite de búfalas, que vivem em um ambiente natural e comem a mais balanceada combinação de nutrientes. Tudo isso influencia a qualidade de nosso leite e, portanto, da nossa mozzarella. Um diferencial que você sentirá logo na primeira mordida.